ConecteSUS permanece offline por 12 dias após ataque…

Confira a seguir

A ferramenta do Ministério da Saúde responsável pelo certificado de vacinação contra a Covid-19, *ConecteSUS*, está inativa há 12 dias. O retorno do sistema, conforme anunciado pelo ministro Marcelo Queiroga, está previsto para esta quarta-feira, 22. Até o momento, o acesso à página de emissão do comprovante vacinal permanece bloqueado. O ministério informou que está trabalhando para restabelecer todas as plataformas afetadas o mais rápido possível.

Os sistemas do Ministério da Saúde foram alvo de um ataque cibernético na madrugada de 10 de dezembro, impactando também o e-SUS Notifica, usado para contabilizar os casos de Covid-19. No entanto, o e-SUS Notifica foi restabelecido em 21 de dezembro.

Os hackers alegaram ter acessado os dados e solicitaram que o governo entrasse em contato para recuperá-los. Apesar do incidente, o ministério assegurou que as informações de vacinação não foram perdidas.

Investigações da Polícia Federal (PF) e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) indicaram que não houve perda de dados. A suspeita é de que o ataque tenha sido motivado por razões políticas online.