Descubra como obter absorvente gratuitamente através do SUS

A campanha “Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito” teve início nesta terça-feira (23), em locais de grande movimento em todo o país. O Ministério da Saúde criou uma página dedicada ao programa, oferecendo mais informações e esclarecimentos. Mulheres que enfrentam dificuldades para acessar a internet e obter o documento para receber o benefício podem buscar orientações na Unidade Básica de Saúde (UBS), nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou consultórios de rua.

A Farmácia Popular recentemente começou a fornecer absorventes gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social, como parte do “Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual” do Governo Federal. Mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil distribuirão o item de higiene para aquelas que se qualificam para o programa.

Pobreza menstrual

A pobreza menstrual, um tema muitas vezes negligenciado, ainda impacta muitas mulheres no Brasil. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que uma em cada quatro meninas falta à escola durante o período menstrual. Cerca de 4 milhões enfrentam problemas de higiene nas escolas, devido à falta de acesso a absorventes, banheiros adequados e sabonetes.

Quem tem direito

Mulheres e meninas entre 10 e 49 anos, consideradas em idade fértil, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, têm direito ao programa. Para se qualificar, é necessário:

– Estar em situação de extrema vulnerabilidade social (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
– Ser estudante de escola pública e de baixa renda (meio salário mínimo);
– Estar em situação de rua.

Como e onde retirar o absorvente

– Apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS digital;
– Portar documento de identidade com foto e CPF.

Para localizar os pontos de distribuição de absorventes, acesse a credenciadaspfpb_atualizada.xlsx/view”>lista de farmácias credenciadas.

Destaque da imagem: pessoa segurando um absorvente externo (Reprodução/Agência Brasil)