Conecte SUS indisponível: saiba como obter comprovante de vacina

Usuários podem agora ter acesso ao comprovante de vacinação em plataformas digitais
Por Karla Dunder, do R7
Publicado em 11/12/2021 – 12h07 (Atualizado em 04/04/2024 – 11h36)

Após um ataque cibernético que prejudicou o site do Ministério da Saúde e o Conecte SUS, muitos usuários estão tendo dificuldades para obter o comprovante de vacinação contra o coronavírus.

Com o Conecte SUS ainda inacessível, os usuários têm a opção de utilizar o cartão físico de vacinação. Este cartão contém informações como o produtor da vacina, o lote do imunizante e a data da próxima dose, para aqueles que ainda não a receberam.

O comprovante é solicitado em 249 municípios, e pelo menos 20 capitais brasileiras exigem o passaporte de vacinação para acessar diversos estabelecimentos e eventos. Além disso, o comprovante é necessário para a aplicação da segunda dose ou dose de reforço.

Alternativas digitais para o comprovante de vacinação

Além do cartão físico, alguns estados e municípios oferecem opções online para acessar o comprovante de vacinação. Em São Paulo, por exemplo, os usuários podem utilizar o aplicativo do Poupatempo para visualizar os dados correspondentes ao documento impresso. Na capital paulista, o e-saudeSP também é uma alternativa viável.

Outros estados como Espírito Santo e Curitiba disponibilizam o acesso ao comprovante através do Vacina e Confia e Saúde Já, respectivamente. Em Salvador, o cartão de vacinação digital está disponível no site da Secretaria de Saúde, enquanto em Recife, os usuários podem baixar o aplicativo Conecta Recife para obter o certificado.

Para os moradores do Rio Grande do Norte, o RN Mais Vacina é a plataforma oficial, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já em João Pessoa e Campina Grande, os aplicativos Vacina João Pessoa e Vacina Campina Grande são as opções para acessar o comprovante.

Para assistir ao vídeo dessa notícia, clique aqui.

Esse texto foi adaptado e otimizado para melhor informar os leitores brasileiros sobre as opções disponíveis para acessar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.