O estado do Amazonas conta com 69 farmácias credenciadas para a distribuição gratuita de absorventes através do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal. A maioria dessas farmácias está localizada na cidade de Manaus, que abriga metade da população do estado, enquanto no interior, composto por 61 municípios, existem 19 farmácias distribuídas em 15 cidades.
Apesar da escassez de locais de distribuição no interior do Amazonas, região onde se concentra a população mais carente, o novo programa federal tem sido bem recebido por ativistas do movimento feminista.
De acordo com um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) sobre a pobreza menstrual no Brasil em 2021, cerca de 20% das alunas do 9º ano do ensino fundamental estavam parcialmente desassistidas de pelo menos um item de higiene, incluindo absorventes íntimos.
Em Parintins, duas farmácias estão autorizadas a fornecer gratuitamente esses itens. A primeira está localizada na rua Benjamim da Silva, no Centro, e a outra na Rua Corrêa Neto, Paulo Corrêa (Drogaria Amazonas).
Para obter os absorventes, é necessário apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital juntamente com um documento de identidade com foto.
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.