Novo programa facilita acesso a implantes dentários no SUS

Milhões de cidadãos brasileiros sem dentes podem se beneficiar dos avanços dos implantes dentários – dispositivos de titânio fixados no osso para suportar próteses. O SUS, por meio do programa Brasil Sorridente, disponibiliza implantes gratuitos em determinadas circunstâncias. O interessado precisa se inscrever em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com serviços odontológicos e passar por uma avaliação. A assistência do SUS abrange implantes unitários e próteses fixas, porém não engloba tecnologias avançadas ou próteses totais.

No Brasil, cerca de 16 milhões de indivíduos vivem sem qualquer dente, enquanto aproximadamente 39 milhões necessitam de dentaduras parciais ou totais. Esse número crescente de indivíduos com falta de dentes pode ser combatido por meio do acesso a tratamentos eficazes e duradouros, como os implantes dentários.

De acordo com Dr. Roberto Markarian, especialista em implantes dentários em São Paulo, os implantes consistem em parafusos de titânio recomendados para pacientes que perderam um ou mais dentes. Esses parafusos são fixados diretamente no osso da mandíbula ou maxila, servindo como suporte para próteses dentárias. Eles proporcionam estabilidade e fixação superiores em comparação com dentaduras móveis, restaurando não apenas a função de mastigação, mas também a estética e a confiança dos pacientes.

Os implantes dentários estão em constante evolução tecnológica e tornando-se mais acessíveis devido à redução progressiva de custos e ao aumento da disponibilidade de profissionais especializados. No entanto, o acesso da maioria da população a esses procedimentos permanece limitado devido aos custos envolvidos, conforme destaca Dr. Markarian.

Para obter implantes dentários gratuitos pelo SUS, os pacientes devem se registrar em uma UBS que ofereça serviços odontológicos e passar por uma avaliação inicial realizada por um dentista do SUS para determinar a elegibilidade do procedimento com base na necessidade clínica.

Os implantes dentários são realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e em clínicas-escola de universidades parceiras do programa Brasil Sorridente. O SUS oferece implantes unitários e próteses fixas sobre implantes para substituir vários dentes perdidos, priorizando cidadãos de baixa renda.

Cabe ressaltar que o SUS não cobre implantes de zircônia, tecnologias avançadas como os de carga imediata, implantes de alta complexidade ou próteses totais de arcada. Os procedimentos disponíveis são baseados na condição clínica do paciente e na disponibilidade de recursos na unidade de saúde.

Os tratamentos de implantes dentários do SUS têm critérios de elegibilidade que consideram a condição clínica do paciente e a priorização dos casos mais necessitados de reabilitação funcional e social. Para mais informações, acesse o site oficial do programa Brasil Sorridente. Website: https://www.implart.com.br/dr-markarian/